Objetivo pedagógico: Desenvolver
a capacidade de observar o que está à sua volta e a habilidade de interferir no
rumo dos fatos, assumindo outro papel possível nas circunstâncias dadas.
Tipo de Brincadeira:
Brincadeira de pegador.
Como brincar: uma criança será sorteada para ser o pegador e
outra será sorteada para ser o fugitivo. As outras se organizarão em duplas
dentro de arcos ou com uma das mãos dadas.
Ao sinal do professor, a brincadeira começa, com o pegador
correndo atrás do fugitivo. Quando este se cansar ou se sentir ameaçado, pede
socorro a uma dupla, encostando na mão ou no pé de um de seus integrantes e
formando um trio. Então, o pegador não poderá pegá-lo. Mas, essa nova situação
obriga o participante que está na posição oposta a ele a ser o novo fugitivo a sair da dupla,
transformando-se em fugitivo. Da mesma forma, o pegador, quando se cansar, pode
mudar de posição, dando a mão para uma das crianças da dupla. Aí, a outra
criança da dupla assume o papel de pegador. A dinâmica da brincadeira exige
concentração de atenção dos participantes.
Variações
1º Variação: As duplas sentam no
chão quando o fugitivo senta ao lado o novo fugitivo sai correndo.
Avaliação:
Sentados em círculo, peça para falarem o que acharam da
atividade: gostaram? Foi divertido? Foi bom ajudar os colegas em situação
difícil? Por quê? Que outras modificações introduziriam para a brincadeira
ficar mais divertida? Que papel foi mais fácil de desempenhar: o de pegador ou
o de fugitivo? Por quê? Foi mais fácil ajudar uns do que outros? Por que é
importante pedir ajuda? Alguém não se envolveu na brincadeira? Por quê? O que
ocorreu?
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