Image Map

domingo, 23 de março de 2014

EDUCAÇÃO FÍSICA BRINCADEIRA NUNCA TRÊS


Objetivo pedagógico: Desenvolver a capacidade de observar o que está à sua volta e a habilidade de interferir no rumo dos fatos, assumindo outro papel possível nas circunstâncias dadas.
Tipo de Brincadeira: Brincadeira de pegador.
 Como brincar: uma criança será sorteada para ser o pegador e outra será sorteada para ser o fugitivo. As outras se organizarão em duplas dentro de arcos ou com uma das mãos dadas.

Ao sinal do professor, a brincadeira começa, com o pegador correndo atrás do fugitivo. Quando este se cansar ou se sentir ameaçado, pede socorro a uma dupla, encostando na mão ou no pé de um de seus integrantes e formando um trio. Então, o pegador não poderá pegá-lo. Mas, essa nova situação obriga o participante que está na posição oposta a ele  a ser o novo fugitivo a sair da dupla, transformando-se em fugitivo. Da mesma forma, o pegador, quando se cansar, pode mudar de posição, dando a mão para uma das crianças da dupla. Aí, a outra criança da dupla assume o papel de pegador. A dinâmica da brincadeira exige concentração de atenção dos participantes.

Variações
1º Variação: As duplas sentam no chão quando o fugitivo senta ao lado o novo fugitivo sai correndo.
        
Avaliação:

Sentados em círculo, peça para falarem o que acharam da atividade: gostaram? Foi divertido? Foi bom ajudar os colegas em situação difícil? Por quê? Que outras modificações introduziriam para a brincadeira ficar mais divertida? Que papel foi mais fácil de desempenhar: o de pegador ou o de fugitivo? Por quê? Foi mais fácil ajudar uns do que outros? Por que é importante pedir ajuda? Alguém não se envolveu na brincadeira? Por quê? O que ocorreu?

0 Comments:

Postar um comentário